Crie expertise em aprender

Fiz uma transição profissional relevante há alguns anos. Mergulhei em novos contextos e experiências bem diferentes das que eu estava habituada no mundo corporativo. Me vi criando roteiros, elaborando conteúdos digitais, configurando e implementando processos em plataformas de desenvolvimento e marketing digital, organizando estúdios de gravação e interagindo com palestrantes incríveis. Tudo para construir um Seminário online sobre liderança. O que, aliás, é um dos meus temas de estudo e leituras preferidos. Minha sorte foi ter encontrado uma super parceira, cheia de experiência em educação corporativa. Ao lançarmos juntas o SOS Liderança, aprendemos horrores. Uma experiência que não esquecemos.

Neste evento 100% online (e ainda longe de ter a pandemia) tivemos palestrantes com realidades e conhecimentos diversificados. O Fernando Jucá compartilhou suas atuações e pesquisas com o tema “Expertise em aprender”. Nome do livro que escreveu. Revendo o vídeo dele esses dias percebo algumas colocações ainda tão importantes e atuais!!!!

A velocidade das mudanças é real e instigante. E nós, seres humanos estamos convidados para a primeira fila do processo de adaptação e renovação constante. Resignificar, transformar, revolucionar, … São palavras que surgem com muita frequência no panorama desse mundo inundado de informações e mudanças. E aí entendemos que não basta ficar na plateia, no camarote. Há que repensar.

De acordo com nosso palestrante a nossa capacidade em aprender é ancorada em dois conceitos:

  • a humildade (abertura para crescer) e,
  • o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, após o reconhecimento do que ainda precisa ser desenvolvido.

E acrescenta ainda outros ingredientes:

  • Abertura para novas experiências de aprendizagem. Também a capacidade para CRIAR estas experiências que proverão o conhecimento., a adaptação, as mudanças necessárias.
  • Observação, reflexão sobre o que se está aprendendo ao longo do tempo. Atenção para o novo e o desconhecido ao seu redor, questionando modelos e crenças atuais. Mentalidade de crescimento.
  • Efetiva realização, ação: a capacidade de colocar os insights ( pensamentos e experiências) em prática. De nada adiantar aprender se este conhecimento não é levado à vida.

Ao deixar o seu desenvolvimento individual sujeito às definições de outras pessoas ou de outros contextos significa transferir a outros o que não é transferível. Existe uma frase que gosto muito que diz: se você está dedicando todo o seu tempo e energia para realizar projetos de outras pessoas, você está deixando os teus na gaveta, guardados. E aí mora um perigo! O de não realizá-los.

A pressa, o corre corre diário e o consumo do tempo irrefletido leva ao esvaziamento de realizações próprias, do crescimento e desenvolvimento de habilidades pessoais. Tempo é vida. E atenção: nem sempre “MOVIMENTO” significa “AÇÂO”.

A lição aqui é não esperar que os outros façam por você e não adiar teus propósitos e projetos para um suposto momento perfeito. É preciso rever algumas crenças, eliminar justificativas verdadeiras e ser seu protagonista !

Fácil falar, difícil fazer.

Até sempre,
Darlene Dutra

#aprender, #expertiseemaprender, #fernandojucá, #sosliderança, #autodesenvolvimento, #desenvolvimentohumano, #responsabilização, #darlenedutra, #mentoria, #coaching, #vida, #liderança, #aprendizados, , #protagnismo, #humildade, #mentalidadedecrescimento, #aprenderaaprender,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.