laços sociais – fundamentais

João era um profissional tido em alta conta na empresa. Recebia elogios pelo conhecimento técnico que tinha e era enviado com regularidade a cursos no exterior além de pontualmente contribuir nas grandes decisões. O que soava estranho era que grande parte das pessoas não entendia bem o que o João queria dizer. E ele não se incomodava com isso. Não se importava em fazer-se entender. Parecia até um esforço ao contrário, deixando nas entrelinhas que era letrado e sabido demais. Ou não.

Certa vez ele foi motivo de chacota e as pessoas passaram a sugerir a contratação de um curso de formação extra em “tradução do João” tamanha a seriedade da situação e impactos no conjunto. Anos mais tarde quando João foi desligado da organização a informação era que ele, embora tivesse conhecimentos técnicos importantes não conseguia traduzi-los em prol dos objetivos estratégicos.

Na minha vida profissional pude ver esse episódio se repetir algumas vezes. Presenciei e participei do desligamento de várias pessoas em que a ausência de habilidades pessoais / sociais era o fator motivador da decisão e não o conhecimento técnico que elas possuíam. Ouvi de um diretor de recursos humanos da época que “demitimos 90% por habilidades pessoais e não técnicas. Habilidades técnicas são adquiridas com maior facilidade que as comportamentais”.

Essas e outras histórias passearam na minha mente durante uma aula que com Dr. Goleman no curso de Neurociências. Eu já o conhecia pelos seus livros e teorias. O leio e aprecio há muito tempo. Aliás, tem um artigo de uns anos atrás (2011) sobre liderança primal que escrevi baseado no livro dele que trata sensibilidade na liderança com maestria.

Durante a aula ele apresentou um gráfico (abaixo), que ressalta a importância da inteligência emocional no desempenho principalmente nas posições de lideranças. Esse sim, é um grande desafio para as organizações para não dizer nações: ter líderes genuínamente humanos e capazes !

De que adianta ter conhecimentos técnicos profundos se eles não são utilizados ou viabilizados pelas habilidades pessoais e sociais (motores do comportamento humano) ?

Quais as suas potencialidades emocionais, sociais? O que precisa desenvolver para ter melhores resultados na sua vida pessoal e profissional. Se quiser conversar ou precisar de uma ajuda , conte comigo.

Até sempre..

Darlene Dutra

#liderança #liderançaprimal #leadership #goleman #inteligênciaemocional #qe #líderes #comportamento #desenvolvimentohumano #humanidades

Um comentário sobre “laços sociais – fundamentais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.