Motores do comportamento

João era um profissional tido em alta conta na empresa. Recebia elogios pelo conhecimento técnico que tinha e era enviado com regularidade a cursos no exterior além de pontualmente contribuir nas grandes decisões. O que soava estrano era que grande parte das pessoas não entendia bem o que o João queria dizer. E ele não se incomodava com isso. Não se importava em fazer-se entender. Parecia até um esforço ao contrário, deixando nas entrelinhas que era letrado e sabido demais. Ou não. rs

Certa vez ele foi motivo de chacota e as pessoas passaram a sugerir a contratação de um curso de formação extra em “traduação do João” de tanto que a questão foi ficando séria. Anos mais tarde quando João foi desligado da organização a informação era que ele, embora tivesse conhecimentos técnicos importantes não conseguia traduzi-los em prol dos objetivos estratégicos.

Na minha vida profissional pude ver esse episódio se repetir algumas vezes. Presenciei e participei do desligamento de várias pessoas, onde a ausência de habilidades pessoais / sociais era o fator decisor e não o conhecimento técnico que possuiam. Aprendi com um diretor de recursos humanos, na época, que disse: “demitimos 90% por habilidades pessoais e não técnicas. Habilidades técnicas são adquiridas com maior facilidade que as comportamentais”.

Muitas histórias passearam na minha mente essa semana durante uma aula que com Dr. Goleman no curso de Neurociências. Eu já o conhecia pelos seus livros e teorias pois o leio há muito tempo. Aliás, tem um artigo de uns anos atrás (2011) sobre liderança primal que escrevi baseado no livro dele que trata sensibilidade na liderança com maestria.

Durante a aula ele apresentou um gráfico (abaixo), que ressalta a importância da inteligência emocional no desempenho principalmente nas posições de lideranças. Esse sim, é um grande desafio para as organizações para não dizer nações: ter líderes genuínamente humanos e capazes !

De que adianta ter conhecimentos técnicos profundos se eles não são utilizados ou viabilizados pelas habilidades pessoais e sociais (motores do comportamento humano) ?

Até sempre..

Da.

#liderança #liderançaprimal #leadership #goleman #inteligênciaemocional #qe #líderes #comportamento #desenvolvimentohumano #humanidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.