socorro, pandemia “digital”

Pela manhã, antes de começar o trabalho será a live “X”. Na hora do almoço se as reuniões digitais do trabalho permitirem – sem “pit stop” para comer – terei a live “Y” e a tardinha tem aquela pessoa imperdível que eu admiro muito e que vai falar sobre um tema que preciso aprender pra melhorar minha performance profissional. Não posso perder. Ahhhh, a noite precisarei escolher pois haverão quatro lives importantes e legais ao mesmo tempo … SOCORRO!!!!

A utilização massiva da internet e dos seus atributos de conexão e comunicação cria possibilidades SENSACIONAIS. Abriu um espaço extravagante para o consumo de conteúdos dos mais diversos tipos e a custos acessíveis.

A tendência tecnológica apontada em seminários internacionais há mais de dez anos que mencionava o consumo em “qualquer lugar, qualquer dispositivo, qualquer hora” se materializou a uma velocidade impensada. São vários os fenômenos das aglomerações digitais. Marília Mendonça que o diga. rsss A novidade e a facilidade de utilização é tão grande que gerou certa avidez pelas práticas e o uso indiscriminado. Um verdadeiro fermento para carências humanas!!!

“não aguento mais tanta “live” e reuniões digitais a todo instante”.

Foi o que ouvi de amigos recentemente. Me disseram que estão muito mais sobrecarregados que antes, sem tempo para comer e organizar a vida direito. Antes o tempo de deslocamento era também o tempo pra pensar, organizar as ideias. Hoje ?!?!?! E com o agravante de que em tempos de quarentena essas pessoas assumiram adicionalmente as tarefas de casa e apoio aos filhos. Estamos convivendo com o “milagre da multiplicação de agendas” (rs). Os efeitos nocivos podem ocorrer na saúde mental e emocional.

Me lembro de quando a televisão aberta ainda dominava a sala de muitas casas dispersando a atenção de outras atividades mais interessantes e saudáveis. A tela só mudou de tamanho. Agora passou a morar na mão de cada um de nós. Os produtores e distribuidores de conteúdo atingiram uma escala mundial: nada mais nada menos que quase “TODO O MUNDO”.

Eu não sou louca de não reconhecer o poder da digitalização. Eu que sempre fui tecnófila. (rs). A tecnologia criou caminhos inovadores e em grande parte, muito mais produtivos para a realização em vários aspectos e setores. Entretanto, como ocorre nas curvas de aprendizagem, adaptações são necessárias. “Manual de instruções” (rss) Como lidar com isso no sentido de desfrutar de todos os benefícios inegáveis mas de uma maneira estruturada e positiva?

A competência humana “análise crítica” ou “pensamento crítico” passou a ser ainda mais “essencial” para a gestão do tempo e para o discernirmento acerca do consumismo digital. Um dos mecanismos analógicos e que, se aplicado ao digital pode contribuir muito é a utilização de curadorias. Pessoas ou instituições especialistas que têm a missão de reunir conteúdos relevantes, com profundidade e valor diferenciados.

“lives”, use com moderação.

Da

#pandemia #covid-19 #pandemiadigital #liderança #trabalho #estilodevida #mentoria #escolhas #guinadaprofissional #performance #produtividade #live #lives #meeting #digitalmeeting #digitalstyle #telas #conteúdos #content #digitalcontent #conteúdosdigitais #consumodigital #consumismo #saúdemental #mentalhealth #emocionalhealth #saúdeemocional #disciplina #organização #gestãodotempo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.