Gosta de ópera? – grounding #8

Se me perguntassem há quinze anos atrás eu diria que não.  Ouviriam um NÃO bem redondo.  Não mesmo.  Meus estilos musicais tendiam para um outro lugar.  Cada um com suas preferências em vários aspectos da vida, não é?

Ao optar por determinada logística em parte das minhas andanças (grounding around the world) eu já previa algumas das situações prováveis que viveria. Parte delas do meu agrado, outras não. Assim como como tudo na vida.  Nem sempre estamos e somos aderentes aos processos e estilos ao nosso redor.

Violin, Music, Score, Mozart

Daí a importância de se auto reconhecer.  Pensar nas suas escolhas.  Por vezes dizer não e outras e não menos importantes dizer SIM e adaptar-se ao contexto. Até porque senão a vida ficaria muito chata. Se tudo que não for da sua natureza irritar você,  ou tirar o seu humor…  Você viverá muito mal e não aproveitará milhares de detalhes e sutilezas existentes em todos lugares.

“O maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma.”

Clarice Lispector

Há mais de uma década  acompanhando uma amiga querida em algumas andanças em países do leste europeu fui assistir com ela uma ópera.  Ela adora.   Mesmo não sendo uma escolha particular minha na ocasião,  eu era “companheira”.   Assim compartilhávamos programas de interesses coletivos.    Busquei compreender melhor o estilo musical,   as interpretações e as grandes peças.  Assisti a várias. As adaptações à essa circunstância me ensinaram a gostar do estilo.  Hoje,  elas fazem parte das minhas escolhas.

A vida de relações tem essa prerrogativa:  a de nos tornar pessoas melhores.  As pessoas da nossa convivência  produzem em nós,  novas opções,  preferências e gostos.   Nos ensinam. Somos mais porque as temos conosco.  

Women, Girlfriends, Nature, Walk, Friendship, Together

O caminho de adaptação a situações diferentes e não necessariamente nossas preferências continua sendo uma bela oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem. Desde que haja, interesse, predisposição, obviamente.

Então,  assista ópera.

Até..

#euestiveaqui #groundingaroundtheworld #humanidadespelomundo #grounding #desenvolvimentohumano #humanidades #darlenedutra #multiculturalidade #conhecimento #knowledge #vulnerability #vulnerable #humanrisks #decisionmaps #empreendedorismo #visãodefuturo #strategieview #humandevelopment #leadership

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.