Arábias – vestes contam histórias – grounding #5

Ao cruzar com “elas” pelas arábias eu observava seus olhos, sorrisos. Fisionomias. Algumas suaves, outras duras. Quantas histórias não deveriam estar alí guardadas debaixo daquele manto preto. Que fatores seriam predominantes e como seria a vida dessas mulheres.

Fui entender um pouco mais sobre as vestes compridas, utilizadas por muitas pessoas. As brancas para os homens e pretas para as mulheres. Elas ajudam a suportar os dias quentes de verão e as noites frias de inverno. Uma das suas histórias de uso remetem aos beduínos, no século XVII – cujo significado simplifico aqui como “pessoas do deserto”. São também expressões do islamismo. Cada local tem suas próprias suas próprias regras. Mais do que uma forma de vestir, representam estilos de vida e normas de condutas.

Ao visitar alguns destes lugares ouvi mais de uma vez a orientação para que não os fotografasse sem a permissão explícita. Isto poderia suscitar inconvenientes. Seria mesmo ofensivo. Assim, o fiz sem identificação.

Estar em culturas diferentes, independente das convicções pessoais e ideias, pressupõe observar e adaptar-se ao jeito de ser do lugar. Uma forma de respeito às diferenças. Sinônimos de educação e cortesia. Algumas das características adicionais: mesmo em regiões mais modernas, não é usual que homens e mulheres se dêm as mãos em público. Beijos de casal não são permitidos. Somente os homens se beijam como um cumprimento. Bebidas alcóolicas são permitidas aos não muçulmanos desde que sejam oferecidas em lugares específicos, como os hotéis. A visita a lugares considerados religiosos tem seus códigos próprios de conduta.

Voltando ao ponto inicial, o de observar as mulheres, esta experiência me fez pensar que neste contexto social a “objetificação feminina” não é tão indevidamente explorada como em alguns dos países ocidentais. Isto reduz as consequências danosas dessas abordagens mais físicas e aparentes que intelectuais ou emocionais. Taí, gostei!

Do jornal “the natíon” de 20.02.2020
Resultado de imagem para o que é o oriente medio

Península Arábica

Alguns dos nomes e estilos das vestes podem ser pesquisados aqui num rápido artigo da Super Interessante.

#euestiveaqui #groundingaroundtheworld #humanidadespelomundo #grounding #desenvolvimentohumano #humanidades #darlenedutra #multiculturalidade #conhecimento #knowledge #vulnerability #vulnerable #humanrisks #decisionmaps #empreendedorismo #visãodefuturo #strategieview #humandevelopment #leadership

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.