Estabele√ßa METAS !! E persiga-as!!!ūüéĮ

A gente tem muita “quer√™ncia”.

“Quero isso, quero aquilo e tamb√©m aquilo outro.”¬† S√£o in√ļmeras as cenouras na nossa pauta de “desejos”,¬† de “desafios a conquistar”.

Mas não necessariamente dedicamos tempo para estabelecer uma organização mínima desses nossos objetivos e principalmente, para estabelecer metas a serem conquistadas ao longo do tempo.

Muitas pessoas querem emagrecer.¬† As segundas feiras s√£o sempre dias de declara√ß√Ķes enf√°ticas e novas promessas de condutas nesse sentido – “essa semana ser√° diferente”. Entretanto,¬† nem bem √© ter√ßa feira e o esmorecimento prepondera.¬† Assim, elas continuam querendo,¬† ¬†mas¬† debilitadas em sua vontade esperam as solu√ß√Ķes milagrosas ao inv√©s de estabelecer um plano e medidas realistas para que isso aconte√ßa.

Daí que nada acontece.

Ao pensar sobre a formulação dos seus objetivos e metas, leve em consideração a ferramenta SMART,  desenvolvida para favorecer esse processo.  Ela nada mais é do que um guia para você não deixar de pensar em nenhum desses pontos.   Entenda um pouco mais o que cada uma das letras significa com a figura abaixo.

Captura de Tela 2018-05-31 aŐÄs 14.58.00

 

Defina bem¬†¬†o seu objetivo e o que pretende alcan√ßar em termos de metas.¬† A falta de clareza prejudica a realiza√ß√£o,¬† e pode lhe fazer¬† desviar-se do caminho. O desafio estimula a conquista, ent√£o, seja ESPEC√ćFICO.

Se for definir um objetivo corporativo, por exemplo,¬† que visa o desenvolvimento de pessoas, equipes. N√£o basta definir¬† “desenvolver os colaboradores”.¬† ¬†Recomenda-se detalhar um pouco mais essa necessidade.¬† Perguntas cab√≠veis: desenvolver em qu√™,¬† por que,¬† para atender qual necessidade de capacita√ß√£o,¬† para¬† cumprir com quais¬† objetivos estrat√©gicos da organiza√ß√£o?¬† Note que essa √ļltima parte faz uma conex√£o com os objetivos estrat√©gicos da empresa. As iniciativas, projetos e objetivos precisam estar alinhados aos caminhos de futuro desenhados para a organiza√ß√£o.¬† Isso para garantir que todos esfor√ßos est√£o sendo canalizados numa mesma dire√ß√£o.

Captura de Tela 2018-05-31 aŐÄs 17.28.23.png
Se for um objetivo pessoal,¬† que visa um plano de forma√ß√£o profissional, pense nas finalidades das forma√ß√Ķes em pauta. Elas s√£o elencadas para atender qual necessidade e vis√£o de futuro na sua vida?

O que você definir carece ser mensurável, quantificável, para que você possa acompanhar sua evolução.  Medir é muito necessário, para que possa gerenciar sua execução.

‚ÄúO que naŐÉo eŐĀ medido, naŐÉo eŐĀ gerenciado‚ÄĚ. Adaptado de Edward Deming

Aten√ß√£o aos motivadores, aos porqu√™s dos seus objetivos. Que sejam¬†relevantes, para que voc√™ encontre os est√≠mulos que precisa para realiz√°-los.¬† J√° ouviu a frase que diz “O que n√£o te desafia, n√£o te transforma”?

Escolha dedicar seu tempo, sua vida aos projetos desafiadores,  mas cuide que sejam também exequíveis, alcançáveis.   O inalcansável desmotiva,  desmobiliza.

Por fim,  é preciso ter um horizonte temporal para a implementação, para a realização do propósito, do objetivo.

Algo que li recentemente num livro muito especial sobre lideran√ßa √© que n√≥s, os homens, somos orientados visualmente.¬† ¬†Em geral queremos “ver pra crer”.¬† Ja ouviu isso antes?¬† Ent√£o,¬† isso reafirma a import√Ęncia de “registrar”,¬† ¬†de¬† ¬†“escrever”¬† nossas metas¬† para materializ√°-las.¬† ¬†H√° uma certa verdade nisso, veja:

“Se voc√™ n√£o passar suas metas para o papel,¬† n√£o vai cumpri-las”.

A probabilidade de atingi-las, ao manifestá-las,  descrevê-las,  especificá-las, aumenta.

“Cada ponto de nossa jornada √© uma oportunidade para sentir que estamos progredindo rumo a algo que √© maior do que n√≥s. “

Concluo aqui reforçando a necessidade de pensarmos mais sobre o que nos move,  o que move nossos liderados,  o que move nossos filhos,  o que nos faz levantar estimulados da cama e partir para a ação. Que sejam estímulos construtivos e duradouros. Que sejam metas de significado pra você

Ah… um lembrete –¬† n√£o pense s√≥,¬† escreva (rs).

Até mais,

Darlene

 

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s