Encerrar CICLOS ūüēĻ

Em que ciclo profissional você se encontra?

Quando fiz meu MBA na Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas tive a honra de ter uma aula inaugural com o professor Brand√£o.¬† Ele nem deve se dar conta do n√≠vel de contribui√ß√£o que ele faz nesses momentos para os alunos, especialmente quando os leva a pensar sobre a necessidade de preparar-se para viver v√°rios ciclos profissionais, com tipos de atua√ß√Ķes diversificadas, inclusive.

motor-loop-3260697_1920

Dado que a expectativa de vida do brasileiro aumentou,  essa necessidade ampliou-se ainda mais.  Afinal,  outras oportunidades profissionais,   remuneradas ou não,  serão mais viáveis e possíveis.

J√° ouvi v√°rias vezes que no sistema e modelo atual das corpora√ß√Ķes brasileiras ( pelo menos para a maioria delas )¬† o profissional tem “data de validade”.¬† ¬†Voc√™, que est√° aqui lendo, pode duvidar disso, mas √© uma realidade.¬† Basta olhar os processos seletivos da iniciativa privada e constatar√° que a maioria das vagas abertas tem um limite de idade.¬† As empresas buscam por profissionais mais jovens, com experi√™ncias acad√™micas mais recentes,¬† com outras mentalidades,¬† etc.¬† etc.¬† etc….

N√£o obstante a isso,¬† percebo uma nova onda de atividades surgirem no pa√≠s,¬† novos trabalhos, novas profiss√Ķes,¬† utilizando ou n√£o o ecossistema maravilhoso das redes sociais,¬† viabilizadas pela internet.¬† Os encontros¬† com muitas outras¬† possibilidades deram um SALTO gigantesco.¬† E coloca √† disposi√ß√£o das pessoas que realmente querem,¬† um mar de oportunidades,¬† de conte√ļdos e aprendizados novos.¬† ¬†Basta QUERER.

Vejo o MEDO, a INSEGURAN√áA permear a mente das pessoas e impedi-las de¬† concluir¬† ciclos “vencidos”¬† para dar lugar e tempo √† outras e¬† novas experi√™ncias.¬† ¬†Seja por quest√Ķes financeiras, seja por quest√Ķes emocionais ou por caracter√≠sticas individuais mesmo.¬† O fato √© que as pessoas tem dois caminhos:

  1.  podem escolher o seu momento de concluir, encerrar um ciclo para abrir outro;  ou
  2. serão convidadas pelos seus empregadores,  ou pelo seu mercado,  a realizar essa mudança.

Se você encarar esses ciclos de forma  absolutamente naturais,  certamente estará mais aberto para vivê-los. Melhor até. Você vai querer vivê-los e até mesmo planejá-los, criá-los na sua vida.

plan-1725510_1920

Para isso,¬† n√£o deixe de consultar a pessoa mais importante – VOC√ä.¬† Escute bem seus movimentos internos,¬† o que diz sua alma, seu cora√ß√£o,¬† sua mente.¬† Esse autoconhecimento vai fortalecer ainda mais suas novas perspectivas e te ajudar a construir novos caminhos,¬† novas vis√Ķes.

Aproveite os ciclos,  não perca essa oportunidade de vivê-los.

bjo,

Darlene

 

P.S.¬† – Hoje , depois de meditar um pouco,¬† encerrei duas iniciativas que havia iniciado no marketing digital,¬† porque absolutamente n√£o me trouxeram o que eu gostaria em termos de resultados esperados.¬† Sem medo de ser feliz….¬† cortei do meu portf√≥lio de projetos.¬† ¬†Depois escrevo um pouco mais sobre elas pra voc√™.¬† Minha experi√™ncia pode ser √ļtil e economizar o seu tempo, caso tenha planos similares.

Adiciono aqui,¬† o coment√°rio e elementos importantes trazidos por¬†¬†Daniela Pelosi – Desenvolvimento de Pessoas e Organiza√ß√Ķes.¬†¬†

Adorei o texto¬†Darlene Dutra! Muitas vezes as pessoas tem mesmo muito medo de encerrar ciclos j√° vencidos. E por raz√Ķes diversas, que n√£o nos cabe julgar.

Mas o fato √© que a carreira e possibilidades profissionais s√£o muito amplas, precisamos conseguir enxergar isso e dar vaz√£o. Engana-se tamb√©m quem pensa que estar fora do universo formal corporativo √© “uma temporada vivida por necessidades pessoais ou falta de op√ß√£o”.

Hoje empreender e ter carreira solo é sim é uma opção de carreira, que se for da escolha do profissional, se torna também sua opção de vida. As possibilidades são muitas e diversas.

#valerefletir #carreira #ciclos#empreendedorismo #escolhas #possibilidades

6 coment√°rios sobre “Encerrar CICLOS ūüēĻ

  1. Filipe disse:

    √ďtimo texto! Concordo plenamente!.

    Penso em carreira como uma jornada de carreiras, com experiências e aprendizados diferentes. Sobre o autoconhecimento, algo que ajuda é não perder a perspectiva das coisas e sempre tentar dar um passo atrás pra ver o macro, evitando otimizar somente para o curto prazo.

    Todos temos medo de mergulhar em algo diferente, algo desconhecido, então acho que o primeiro passo é procurar conhecer um pouco sobre caminhos diferentes!

    Curtido por 1 pessoa

  2. kelly disse:

    Parab√©ns pelo artigo! Excelente a maneira e transpar√™ncia que voc√™ exp√Ķe as suas ideias. Muitas vezes √© importante colocarmos pontos finais em ciclos que j√° funcionam mais, para que os novos possam surgir.
    abraços

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.