O excesso de convicção e experiência ajuda ou atrapalha? 😳

Tenho trabalhado em pesquisas e conteúdos relacionados ao mindset. Aqui mesmo no blog, já escrevi sobre a mentalidade fixa e a de crescimento (um estudo internacional realizado com os dois modelos,  o passivo e o ativo para aprender).

Quer te contar hoje sobre algo que observo,  muito comum na mentalidade das pessoas mais experientes,  mais vividas:  as convicções e os saberes, por vezes, estão tão cristalizados  que  torna-se mais difícil abarcar novos conceitos, abrir-se a novos pontos de vistas e novos paradigmas.  Chega a ser sofrido, até.

Para que isso seja mitigado,  ou seja,  para abrir-se mais facilmente ao diferente,  é preciso desenvolver a própria “mentalidade”, tocando nas  maneiras de reagir e de lidar nas situações cotidianas.    O tão chamado  “novo mindset”  – significa adotar uma nova forma de pensar e agir, uma reconfiguração no modelo mental buscando novos olhares para  as situações.

Veja o vídeo de “um minuto” com o conceito!!

 

Ler o que escrevo aqui, compreender  o conceito e o caminho  a ser seguido para tornar-se mais aberto,   é fácil.  Agora… vai praticar !!! (rs) 

Imagine você observando uma cena:  uma pessoa mais jovem ou uma pessoa com  apenas outros tipos de mentalidades,  dona de  jeitos de pensar e agir…  muito diferentes dos seus.   Imaginou?   Consegue recordar-se de alguma situação real que viveu nesse sentido?

Agora,  cá entre nós,  honestamente,  o que foi que você pensou nesse momento? 

“Nossa! Que falta de experiência!!”
“Ele é novo,  ainda tem muito chão,  vai aprender.”
“Esse comportamento é próprio da adolescência. “

Ao deixar-se levar por  esse tipo de pensamento de reação automático,  obviamente baseado nas convicções já arraigadas e nos conhecimentos já solidificados,    impede-se de “aproveitar”  a situação com outras perspectivas.    Limita-se o aprendizado,  além de,  eventualmente, subestimar o conteúdo, o valor do outro.
Se acha superior,  ou melhor?? 😳

Mas espere…   tenho um adendo…   A experiência,  as convicções são ativos importantes da nossa vida,  nos enriquecem e ajudam a discernir sobre as escolhas que fazemos,  o que queremos viver e ser,  como queremos encaminhar a vida….  “SE” queremos realizar mudanças ou não.  O ponto importante desse dedo de prosa é:  estar aberto a conhecer paradigmas diferentes,  adotar o modelo  de aprendiz  – de  “aprender a aprender,”  a abri-se para o novo,  ampliar a diversidade pessoal,  ampliar os saberes…

Pense nisso!!

Até mais..

 

👍🏻 Curta
✍🏻 Comente
👉🏻 Compartilhe👈

✅ Siga-me também nas redes sociais:
📺: http://youtube.com/darlenedutra
🖼: http://facebook.com/darlenedutra00
🖼: http://instragram.com/darlenedutra00
💼: http://linkedin.com/company/darlenedutra


✅ Saiba mais em:
http://www.darlenedutra.com/home

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s