Construir relacionamentos positivos com alunos, pais e colegas de trabalho.

Como Construir Relacionamentos Positivos com Alunos, Pais e Colegas de Trabalho 

Como se não bastassem as dificuldades do dia a dia de um professor, como a desvalorização do seu salário ou, até mesmo as condições de trabalho, algumas vezes o profissional da educação tem que lidar com problemas de relação interpessoal.

Por isso, além de possuir uma boa dinâmica de sala de aula, para se ser um educador, é preciso também ter um bom jogo de cintura para lidar com alunos, pais de alunos e colegas de trabalho.

Parece uma tarefa difícil, e é, realmente, mas infelizmente é algo que faz parte do dia a dia de diversos professores, mas, para a felicidade de todos é possível sim construir relacionamentos positivos com alunos e com seus pais – e saber lidar com os colegas de trabalho.

Sabemos que a rotina do professor é estressante, mas, acompanhe este artigo, papel e caneta na mão, e anote algumas dessas dicas que irão servir, e muito, para o seu dia a dia e a construir relacionamentos no seu meio de atuação.

Para todos os relacionamentos há uma TríADE de atitudes simples e que devem ser adotadas no dia a dia do professor.  Embora sejam óbvias, não necessariamente são praticadas.  Se estiverem na pauta diária e forem aplicadas podem fazer uma ENORME diferença.

Captura de Tela 2017-07-27 às 23.19.42

Atenção para ouvir,   Dominar as diferenças e Espalhar para conectar.   Os três elementos foram detalhados numa aula ONLINE  e gratuita, que ficará disponível por tempo limitado. Acesse agora e assista – >  REPLAY – aula online.

 

Construindo Relacionamentos Positivos com Alunos

lousasdigitais3.jpg

O segredo para construir qualquer relacionamento saudável está no respeito.

Então, no caso, com os seus alunos o melhor a se fazer é ter bastante paciência, pois todas as fases da juventude à adolescência são difíceis e variam de pessoa para pessoa, mas todas são difíceis – você deve saber disso, afinal, aquele também foi o ambiente em que você passou boa parte deste tempo!

Por isso, interesse-se,  tente entender a sua turma, conheça-a, um a um, através de um primeiro contato que cuide de conhecer seus desejos e necessidades e também as suas dificuldades. Uma primeira redação com o tema “Quem eu sou” ou algo do tipo é muito recomendado para a primeira semana.

Sabendo quem são cada um dos seus alunos tente focar em suas dificuldades – mas sem chamar a atenção individualmente nunca e em nenhuma ocasião: o constrangimento para o aluno é sempre prejudicial.

Acima de tudo a função do professor na sala de aula é a de facilitador, mas também de educador e é a partir de você que o aluno poderá espelhar boa parte de suas boas condutas dentro e/ou fora da escola, o que ajudará a construir um relacionamento positivo com os alunos.

 

Construindo Relacionamentos Positivos com os Pais

melhorar-relacao-pais-e-professores

Alguns pais são superprotetores, isso é fato – e algumas vezes essa superproteção pode acabar sobrando para algum professor no dia de uma reunião de pais ou conselho de classe.

O segredo para construir relacionamentos positivos com os pais dos alunos é estar aberto para ouvir e também saber usar muito bem as palavras na hora de informar aos pais algum ponto em que o aluno precise melhorar – bem como cobrar dos pais um estudo em casa, por exemplo.

Há casos drásticos de agressões a professores, agressões essas que podem ser verbais ou até mesmo físicas, por isso é preciso ser muito paciente na hora de lidar com os pais de alunos e estar preparado psicologicamente para todo tipo de reação.

São coisas que, por exemplo, as cadeiras de psicologia do aprendizado ou psicologia da juventude acaba por não ensinar como lidar – mas é de se esperar (ou pelo menos todos esperam de você) uma compreensão maior e uma postura profissional na hora de lidar com esse tipo de problema.

Mas, isso, claro, são casos extremos. No geral a boa relação com os pais deve ser de franqueza e também de feedbacks positivos com relação ao bom desempenho do aluno, principalmente se ele demonstrar um crescimento em desempenho ao longo do ano letivo.

Construindo Relacionamentos Positivos com Colegas de Trabalho

60470-x-dicas-sobre-como-dar-feedback-para-sua-equipe-wanderlei-entregar-ate-0301-12h-1500x800

Pode parecer uma bobagem, mas não é. Muitos professores entram em real conflito com os núcleos gestores das escolas em que trabalham e mesmo com colegas de profissão.

O segredo para construir uma boa base de relacionamentos saudável com os seus colegas de trabalho é a discrição. Seja com relação a sua vida pessoal, seja com a sua vida profissional e também no que se diz respeito aos seus alunos.

É importante manter um diálogo aberto para os alunos desabafarem seus problemas e dificuldades – alguns profissionais tendem a utilizar isso contra o próprio aluno ou como pano de fundo para conversas em momentos de descontração.

Respeite o seu espaço de trabalho e os seus funcionários sendo pontual e mantendo-se sempre um pouco distanciado de pequenos nichos que tendem a ser espaço de conflito.

Seguindo essas dicas você poderá ser um profissional respeitado, e abre o caminho para ser um educador em que todas as pessoas podem confiar e contar.

E aí, gostou dessas dicas? Deixe nos comentários, e fique ligado em mais novidades para você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s