Seja um Professor de Muitos Resultados e Conquiste Novos Projetos

Sabemos que atualmente o momento não é dos mais favoráveis para nenhum profissional, mas, quando se trata da área da docência, parece que há sempre um agravante histórico que acaba por deixar o professor num limbo que o divide geralmente em três momentos: formação, docência e aposentadoria.

Mas, com os avanços constantes em todas as carreiras, até mesmo uma profissão tão tradicional como a da docência necessita de um upgrade de vez em quando para que assim você possa gerar resultados e conquistar novos projetos.

Ser um professor bem-sucedido envolve muitos pontos, os quais vão além de ser competente naquilo em que atua, mas, estar sempre à disposição de novos cursos e especializações vão tornar você em um profissional cada vez mais motivado e criativo dentro da sua área.

Por isso este artigo está aqui para mostrar para você, que é ou quer ser um professor, como conquistar novos projetos e ser um profissional bem-sucedido em sua área de atuação, levando consigo cada vez mais conhecimento para a sala de aula.

Divida o seu Tempo Adequadamente

Muitos professores trabalham em mais de uma instituição em horários e turnos diferentes – na intenção de elevar um pouco mais os ganhos do final do mês ( porque como sabemos tem muito trabalho a ser feito e a remuneração, bem, já dizia o mestre Chico Anysio em sua Escolinha “e o salário, oh”).

E pouca coisa mudou desde então.

Mas um professor que se desdobra entre escolas, turmas e turnos diferentes precisa encontrar um tempo para investir em qualidade de vida e, principalmente em atualização.

O bom profissional precisa sempre estar por dentro das últimas notícias tanto do mundo quanto de sua própria área de atuação – o profissional que acaba dedicando a maior parte do seu tempo apenas ao trabalho acaba por estagnar em relação ao mercado.

O resultado é que o seu trabalho, por mais que você goste, acaba por se tornar um automatismo enfadonho. 

Investimento em Pós-Graduações

posgraduacao-em-gestao-de-pessoas-por-que-investir-740x360

Em geral, os estudantes das instituições depois que terminam as suas licenciaturas acabam em dois caminhos: o primeiro o da atuação nas escolas particulares ou nos concursos públicos que acabam por ser o destino da maior parte de algumas turmas.

Poucos são os estudantes que decidem se aventurar em uma especialização ou em outras formas de pós-graduação e mesmo assim continuar atuando em escolas.

A maioria visa projetos de pesquisa ou mesmo lecionar em faculdades.

Se você é professor de escolas é sempre bom investir em alguma forma de pós-graduação, ou cursos correlatos – dessa maneira, além de se manter atualizado intelectualmente você se tornará um profissional mais motivado a incrementar novas práticas de ensino. 

Oportunidades

professor-melhore-a-relacao-em-sala-de-aula-com-sua-turma-noticias

Instituições públicas e privadas são fontes de oportunidades das mais diversas para quem está querendo ser um professor bem-sucedido.

Esteja atento a agências de fomento como o Capes, o CNPQ, ou mesmo o próprio Ministério da Educação e o Programa de Bolsas do Santander.

Estas instituições oferecem incentivos e oportunidades para professores aprimorarem as suas habilidades, realizarem um curso no exterior, cursar uma especialização há muito tempo adiada e, ainda, oferecem financiamento para pesquisas científicas.

Basta ficar de olho em editais e outras chamadas que podem ser as responsáveis por alavancar a sua carreira e dar aquele já comentado upgrade na sua carreira de professor.

Lembrando que é sempre importante que você esteja por dentro das novidades da sua área de atuação: seja através de sites de notícias ou através de portais que são voltados a este fim.

E não esqueça de ter um tempo livre para poder se dedicar a si mesmo.

 

E aí, curtiu esse artigo? Já está pensando no que investir para se tornar um profissional qualificado? Deixe nos comentários e compartilhe em suas redes sociais! Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s