Humanização na escrita

Sabe quando você está lendo um texto ou está ouvindo a narração de alguém (Mônica Cunha, por exemplo, dona de uma voz poderosa!!)   e você se sente transportada para dentro daquela cena,  dentro daquela foto e começa a se solidarizar,  se  “empatizar” com os sentimentos daquelas pessoas?  Se comove,  se emociona e se pega consentindo (sentindo com) com eles, como se estivesse sentado ali,  do lado deles,  vendo suas fisionomias  e compartilhando a tristeza,  a angústia e até  mesmo a decepção?

Foi exatamente assim que me vi,  ao ouvir a leitura de um relato jornalístico contando a história  de uma mãe,  que perdeu a vida,  ou melhor,  se entregou literalmente, por não ter forças para lutar,  tão triste estava pela perda de um filho assassinado por policiais.

Aquele escrito,  aquele texto,  tinha “gente” como protagonista,  tinha as pessoas como foco principal  e nos ensinou muitas coisas.  Ensinou sobre sentimentos,  injustiças,  julgamentos, impunidades,  perdas,  sobre  gente.   E mais .. ensinou como escrever.

Foi exatamente isso que o me ocorreu no curso de escrita criativa e afetuosa com a Ana Holanda,  escritora, jornalista e editora chefe da Revista Vida Simples.   É um curso que, literalmente,   ensina a “humanização na escrita”,  ensina  a trazer à tona o ser humano, as pessoas. Ensina tocar, afetar o outro através do poder das palavras.  Não somente o ser humano da história,  presente no relato,  mas principalmente o ser humano que está dentro de cada um dos escrevinhadores.

Turma da Escrita

Belíssima oportunidade para rever o papel da escrita,  que agora,  se ampliou,  (de arte a terapia, rs) dando vazão a novos olhares e novas paisagens,  ajudando as pessoas de várias formas,  de vários jeitos.

Atualmente estou como  Consultora em Humanização e muitas pessoas me perguntam sobre  o que significa essa minha atuação.  Esse,  foi um dos meus projetos, a viabilização de um curso dessa extirpe… desse calibre…  dessa fundura.  Tenho certeza que tocou muitas pessoas e as colocou mais em contato com a  “humanidade”,   que existe dentro de cada um de nós.  Feliz por isso!!!

Recomendo demais o curso! Muito grata a você Ana,   Beijo especial!!

Até sempre,

Darlene

 

Assine a lista VIP e
mantenha-se conectado comigo… é só se cadastrar aqui!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s