Liderança – plano de desenvolvimento …

 

Plano de desenvolvimento … mais um pouco sobre  o plano  ..

 

Temos traçado aqui uma lógica de exposições sobre a identificação de líderes ( haja vista o famoso apagão das lideranças ) e seus desenvolvimentos.

Ao tratar de um plano de ações para o desenvolvimento da liderança,   observo alguns cuidados que precisam ser tomados:

a)  O plano de desenvolvimento deve ser algo instituído e querido pela organização.  Deve ser parte de uma estratégia maior de desenvolvimento de pessoas.   Isso requer investimentos,  tanto financeiros, como de tempo e atenção dos executivos principais envolvidos.  Não tendo esses ingredientes,  pode se tornar um plano de gavetas, do tipo “prá inglês ver”.

b) O plano deve ser específico e  apontar  as competências a serem trabalhadas, bem como o caminho sugerido para esse trabalho.  Se não há uma clareza nos itens a serem conquistados, pode se tornar inócuo.

c) Os itens evidenciados no plano precisam bem pensados,  combinados (empresa, coach e potencial) ser exequíveis.  Planos mirabolantes e inatingíveis são frustantes e promovem a perda de tempo de todos.

d) Datas para realizações parciais e totais dos trabalhos planejados.  Aprendi que marcou uma data,   ela chega.  Ou seja,  não deixe de estabelecer o horizonte temporal para a realização das metas.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s