O desenvolvimento – feito um plano …. uma estratégia de execução…
Execução ..
Podemos ter inúmeros idéias… se não as colocamos em prática, de nada valerão…
Mãos a obra para execução do plano de desenvolvimento. Os planos e sua velocidade de execução podem determinar o ritmo de desenvolvimento da liderança. Sua boa realização depende não só do potencial líder, mas do contexto, do seu orientador e das oportunidades criadas ao longo do caminho.
Os cargos, suas complexidades e responsabilidades são alavancas de crescimento para os líderes. Quanto mais estiverem expostos a novas e diferentes posições, mais enriquecedoras serão suas experiências. Seu desenvolvimento, por conseguinte, também.
Para cada uma dessas oportunidades, a atenção para os conteúdos a que será submetido, que pontos necessita desenvolver nessa posição, que papéis deve exercer e que resultados deve capturar. Em algumas organizações, cuja base de aprendizagem tem um valor significativo, muitas posições são até mesmo adaptadas e ou criadas para proporcionar o salto de desenvolvimento. É uma estrategia interessante para formação de lideranças.
Um dos pontos mais delicados na execução são as inúmeras interferências que ocorrem e promovem seu descumprimento. O dilema de ações de curto versus longo prazo, a tentação por deixar os problemas do dia-a-dia consumirem o tempo e atenção, situações imprevistas tomando mais tempo que o normal, exigências de outras responsabilidades assumidas, entre outros.
Dai algumas palavras básicas para o momento –
a – foco
b – disciplina
c – atenção estratégica
Até a próxima!