“o apagão e suas causas” – um pouco mais sobre a “identificação” de líderes
No último post mencionei sobre a identificação de potenciais líderes, bem como algumas características muito comuns nesses profissionais. Mas essas qualidades podem ser encontradas em muitos outros profissionais e que não, necessariamente são líderes apropriados para os ambientes de negócios, para o contexto das organizações. Há que se considerar também e fundamentalmente, o conhecimento de negócios, o conhecimento de mercado e outros afins.
Tenho compreendido que nessa junção, de competências pessoais com conhecimentos de negócios, há uma grande possibilidade do surgimento de uma liderança de negócios forte. Mas não é só. (!:!!:!:!:) Existe algo intrínseco ao líder nato, algo de essência .., que em outro post eu trouxe – a “liderança primal” – da variável sensibilidade para lidar com sentimentos dos demais, de que forma canaliza a energia das pessoas.
Tem um autor que gosto muito e que é fonte de muitas de minhas compreensões acerca desse tema que diz o seguinte:
“O brilhante estrategista, o gênio criativo, o mago financeiro e outras pessoas brilhantes conquistam atenção e respeito, e de forma justa. As pessoas valorizam o conhecimento e a inteligência desses indivíduos, respeitam suas opiniões e se mostram dispostas a segui-los. Combine essa grande capacidade mental com uma sólida ética no trabalho e motivação para a realização e não é de se surpreender que as pessoas fiquem impressionadas. Sem ter consciência de suas próprias deficiências e orientados ao sucesso, esses especialistas conquistam posições de liderança em níveis cada vez mais altos, persuadindo – e algumas vezes até mesmo intimidando – seus chefes a promovê-los. Mas muitos não possuem as características essenciais da liderança. Apesar de poderem ter sucesso…”
Sabe quando você se depara com um “grande líder” e ele inspira você, de forma natural e genuína?
Que você tem vontade de segui-lo espontaneamente?
Isso já lhe ocorreu ?
Penso que pode ser um grande indício..
E você, o que pensa sobre isso?