“o apagão e suas causas”
Atualmente, no mundo dos negócios e empresas, tem se falado muito do “apagão da liderança”.
Algo que tenho observado e que comprovo: é possível “desenvolver líderes”, é possível desenvolver habilidades com as pessoas e atingir níveis impressionantes de evolução. O que não quer dizer que “todas as pessoas podem ser líderes”. De fato, os indivíduos que são líderes, e que podem se desenvolver nesse sentido, reúnem características muito próprias.
Tenho pensado muito sobre esse tema e como encaminhar ações em prol da formação de lideranças no meu contexto de trabalho. Muitas vezes as ações nesse sentido não são percebíveis pelos envolvidos, pelo contexto, podem ser até não bem interpretados, porém, promovem resultados incríveis.
Vou citar aqui, uma das inúmeras causas que, acredito, tem impedido as empresas e os tomadores de decisões a optar pelo caminho do desenvolvimento – “tempo”.
O desenvolvimento de pessoas requer “tempo”, dedicação e esforço dirigido. Tempo para analisar, observar e orientar. Atualmente, o contexto econômico brasileiro, o imediatismo, a pressa e a ansiedade por resultados super rápidos não tem favorecido a inserção de temas fundamentais como esse, na agenda dos gestores.
Vale a pena pensar investir nesse tema como forma de preparar para o futuro!!
Até a próxima!