Ruth Cardoso

Dona Ruth Cardoso .. um belo exemplo!!
Recentemente li o livro “Ruth Cardoso, Fragmentos de uma vida”, escrito por Ignácio de Loyola Brandão, que reúne passagens, entrevistas e uma pequena parcela da sua vida. Tive a oportunidade de conhecer um pouco de uma trajetória especial. Uma mulher independente e autônoma acima da média e uma raridade para sua época. A obra coleciona passagens pessoais e profissionais de uma pessoa culta, com posições próprias, de muitos conhecimentos, que construiu relações sociais significativas e um importante legado.
O posfácio escrito por Castells, cuja obra “A sociedade em rede” utilizei em minha dissertação há alguns anos, é uma declaração sensível e humana, que registra um pouco de sua forma de ser e conviver.
Transcrevo partes:
“Ruth irradiava serenidade nos seus olhos café que iluminavam um rosto eternamente jovem, embelezado por seu sorriso tranquilo. Conversar com ela sobre qualquer coisa, da política brasileira às alegrias e dores da vida, sempre me transmitiu uma profunda calma. Os temas mais espinhosos, as questões mais complicadas se simplificavam, se tornavam razoáveis e se transformavam em possibilidades de entender, de fazer, de trabalhar para as pessoas e com as pessoas, de se sentir à vontade com os entes queridos.”
 
“Ela desfilava idéias com paixão tranquila em torno de uma xícara de café, no transcurso de uma viagem, na sala de um seminário ou numa reunião de um centro comunitário. Semeava. Semeava as sementes do que aprendeu como pesquisadora, esperando que a colheita fosse algo mais além de artigos científicos: que fosse uma colheita de humanizar as vidas de pessoas que ninguém via. Foi uma antropóloga para quem as comunidades observadas eram comunidades vivas e não culturas dissecadas para consumo das elites.”
O livro, além de contar partes de uma vida de valores, de família, de esposa, de mãe, de mestra, de educadora, de articuladora, de amiga, de pesquisadora, de mulher, promove uma revisita a algumas passagens do contexto histórico brasileiro. Um primor!
Passei a admirá-la ainda mais.
Recomendo a leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s