O poder corrompe ou apenas abre caminhos..


Minha reflexão de hoje remete a uma palavrinha instigante do mundo corporativo – “PODER” e a necessidade pura e simples de  sua afirmação  / imposição. 

 

O que veio à mente é a antiga e conhecida questão.. “o poder corrompe?”. Fiquei pensando se ele corrompe  ou se abre  as oportunidades de manifestação onde as posições hierarquias apenas facilitam a exposição de características já pré-existentes nos seres.

Muitas pessoas confundem sua identidade  com as posições que ocupam nas organizações.  Em alguns momentos, me parece,  se vestem e se escondem por detrás  da posição e comportam-se com certa soberba, tangenciando os os limites delicados do respeito humano. É como se suas  posições lhe dessem o aval para tratar as pessoas  sem  o devido cuidado que qualquer convivência e relacionamento merecem.   Passam uma impressão de que o fazem como se fosse uma vantagem,  uma competência, um valor !?!?!. Mas qual é  o limite?  Só um especialista e estudioso do assunto,  para responder… Aqui registro apenas impressões e observações realizadas.

“Estar no poder é como ser uma dama.  Se tiver que lembrar às pessoas que você é,  você não é.”  Margaret Thatcher.

  

Tem um escritor mineiro que gosto muito, que fala de “gente”,  dos valores e sentimentos que nos tornam profissionais mais humanos.  Tomo a liberdade de trazer alguns fragmentos de uma de suas crônicas, publicadas no livro “Quando o assunto é gente”,  sobre o tema: 

” .. Como quem dá mais valor à função que à identidade. Que, para ser conhecido e quem sabe reconhecido, necessita da referência de onde momentaneamente foi “ungido”….. Estou voltando para onde estive e deixando de ser o que nunca fui. ….   Estou abrindo mão de me apegar naquilo que não tenho, para não ficar aborrecido de descer de onde não subi. “  

Gracias Celso,  por  esta crônica tão eloquente sobre essa esta realidade do comportamento corporativo,  à qual recorro sempre,  nas oportunidades de reflexões sobre as minhas e outras atuações!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s